:: DIVINDADES - CARACTERÍSTICAS

A religião da Grécia Antiga era politeísta e antropomórfica. Politeísta, porque os gregos acreditavam em diversos deuses, e antropomórfica, porque os deuses tinham forma e comportamento semelhantes aos homens. Existiam várias lendas sobre os deuses. O conjunto dessas lendas constitui a mitologia. Nessas histórias, os deuses eram descritos à imagem dos homens, com as mesmas qualidades e defeitos, as mesmas necessidades, os mesmo despeitos e invejas. Os Gregos acreditavam que seus deuses, que eram imortais, controlavam todos os aspectos da natureza. Sendo assim, suas vidas eram completamente dependentes da boa vontade deles. Em honra dos deuses, eles erguiam templos e organizavam festas. Nessas festas haviam jogos e competições atléticas, procissões, espetáculos musicais e teatrais. Os gregos procuravam sempre conhecer a vontade dos deuses. Para isso, consultavam os vários sinais da natureza (presságios) ou consultavam, nos santuários, os próprios deuses. As respostas dos deuses às perguntas dos homens denominavam-se oráculos. Os oráculos eram transmitidos ao povo por intermédio das sacerdotisas, conhecidas como pítias ou pitonisas. As respostas eram, geralmente, transmitidas em termos confusos e ambíguos, permitindo múltiplas interpretações. Os antigos gregos usavam os deuses e personagens da sua mitologia para explicar os fenômenos da natureza. Assim, o Sol era um brilhante deus em luta contra a noite; quando um vulcão atirava aos ares as lavas, diziam que um gigante estava atacando o céu, e quando a erupção chegava ao fim, afirmavam que Zeus, vitorioso, o arremessara ao Tártaro. Uma tempestade significa a cólera de Possêidon e, para indicar um tremor de terra, dizia-se que Possêidon batia o chão com seu tridente. Quando o trigo, depois de passar o inverno sob a terra, surgia sob aspecto de uma erva nascente, era porque Perséfone, abandonando a tenebrosa morada, voltava ao lado da sua mãe Deméter, que é a terra coberta de colheitas; quando a primavera se vestia de flores, tratava-se da ressurreição de Adones, etc. Os gregos desenvolveram uma rica mitologia, representada pelo conjunto de lendas e crenças que explicam o mundo por princípios simbólicos.

:: CARACTERÍSTICAS DO MITO

A narração mitológica envolve basicamente acontecimentos supostos, relativos a épocas primordiais, ocorridos antes do surgimento dos homens (história dos deuses) ou com os "primeiros" homens (história ancestral). O verdadeiro objeto do mito, contudo, não são os deuses nem os ancestrais, mas a apresentação de um conjunto de ocorrências fabulosas com que se procura dar sentido ao mundo. O mito aparece e funciona como mediação simbólica entre o sagrado e o profano, condição necessária à ordem do mundo e às relações entre os seres. Sob sua forma principal, o mito é cosmogônico ou escatológico, tendo o homem como ponto de interseção entre o estado primordial da realidade e sua transformação última, dentro do ciclo permanente nascimento-morte, origem e fim do mundo. Crê-se no mito, sem necessidade ou possibilidade de demonstração. Rejeitado ou questionado, o mito se converte em fábula ou ficção.

:: DIVINDADES – CLASSIFICAÇÃO

As divindades foram divididas em classes de acordo com o tempo, a natureza e a atividade exercida. Estão classificadas em:

. Divindades primitivas – Caos, Nix, Érebo, Géia, Urano, Cronos e Reia

. Divindades Celestes – Zeus, Hera, Atenas, Nike, Afrodite, Anteros, Hermes, Héstia, Ilícia, Musas, Selene, Morfeu, Apolo, Ártemis, Ares, Hefesto, Eros, Himineu, Íris, Hebe, Graças, Hélio e Éos.

. Divindades Infernais – Hades, Persérfone, Hécate, Erínias, Moiras, Queres, Tânato e Hipno.

. Divindades Aquáticas – Poseidon, Métis, Nereu, Proteu, Náiades, Galatéia, Anfritite, Tritão, Ponto, Ninfas, Glauco e Hermafrodito.

. Divindades Terrestres – Deméter, Pã, Sileno, Asclépio, Dionísio, Mársias e Príapo.

. Divindades dos Ventos – Éolo, Bóreas, Noto, Zéfiro e Euro.

:: DIVINDADES - FUNÇÕES

Deuses

AFRODITE
APOLO
ARES
ARTEMIS
ASCLEPIO
ATENA
CRONOS
DEMETER
DIONISIO
EOLO
ÉOS
ERINIAS
EROS
FLORA
GAIA
HADES
HARPIAS
HEBE
HECATE
HEFESTO
HELIO
HERA
HERMES
HESTIA
HERACLES
HIGIA
IRENE
IRIS
LÚCIFER
MÉTIS
MNEMÓSINE
MOIRAS
MORFEU
MUSAS
NEMÊSIS
NIKE
NINFAS
NIX
PEINA
POROS
POSEIDON
PRIAPO
PROMETEU
SELENE
TANATOS
TEMIS
URANO
VERTUMNO
ZEUS

Função dos deuses

Deusa do amor
Deus da musica da luz etc
Deus da guerra
Deusa da caça
Deus da medicina
Deusa da sabedoria e das batalhas heróicas
Deus do tempo e pai de Zeus
Deusa da agricultura e das colheitas
Deus do vinho
Deus dos quatros ventos
Deusa do orvalho
Deusas que punem os homens com loucura e perseguição
Deus do amor
Deusa das flores
Deusa da terra
Deus dos mortos
Deusas dos vento tenebroso
Deusa da juventude e copeira dos deuses
Deusa da feitiçaria
Deus da forja
Deus do sol
Deusa do casamento
Deus mensageiro dos deuses
Deusa do lar e do fogo sagrado
Deus da força
Deusa da saúde
Deusa da paz
Deusa mensageira
Deus das estrelas
Deusa da prudência
Deusa da memória
Deusa do destino
Deus do sono
Deusas da musica da poesia da canção
Deusa da vingança
Deusa da vitória
Deusas do carvalho das arvores
Deusa personificação da noite
Deusa da fome
Deus do recurso
Deus dos mares e das tempestades
Deus da frutificação
Deus do intelecto
Deusa da lua
Deus da morte
Deusa da justiça
Deus do céu
Deus do jardim e dos pomares
Deus dos deuses e dos trovões

:: OLIMPO – MORADA DOS DEUSES

Imagine um lugar cheio de paz, alegria, pássaros cantando, vegetação abundante, cavalos alados e uma porção de seres vivendo em harmonia. O Monte Olimpo era a morada dos deuses e dos seres mitológicos antigos. Os gregos acreditavam que os deuses tinham escolhido o monte Olimpo, em uma região da Grécia chamada Tessália, como sua residência. Do alto do Olimpo regulam as leis do Universo e a sua providência intervém muitas vezes nos atos dos mortais. A escolha do monte Olimpo para a morada dos deuses prova que consideravam tal montanha a mais alta do mundo. No Olimpo, os deuses formavam uma sociedade organizada no que diz respeito a autoridade e poder, movimentavam-se com total liberdade e formavam três grupos que controlavam o universo conhecido: o céu ou firmamento, o mar e a terra. Os doze deuses principais, conhecidos como Olímpicos, eram Zeus, Hera, Hefesto, Atena, Apolo, Ártemis, Ares, Afrodite, Héstia, Hermes, Deméter e Posêidon.

HERÓIS OU SEMI-DEUSES

Além dos deuses, os gregos cultuavam heróis ou semideuses. Os heróis eram filhos de um deus com uma mortal ou de um mortal com uma deusa e distinguem-se por suas brilhantes aventuras e incríveis façanhas. Cada cidade grega cultuava a memória de um herói. Os atenienses, por exemplo, cultuavam Teseu, fundador da sua cidade. Atribuíam-lhe a pacificação do país, outrora cheio de salteadores. Héracles (Hércules para os romanos), foi o herói grego mais conhecido e amado. Perseu era herói de Tirinto. Teseu, de Tebas. Lacedênomo, de Esparta. Destacam-se ainda: Aquiles, Ulisses, Orfeu, Diomedes, Édipo, Jasão, Ájax, Castor e Pólux, Laoconte, Belerofonte, Heitor, Paris, Atalanta, Peleu e Odisseu.


HERÓIS – ALGUMAS FAÇANHAS

Aquiles

Um dos heróis de Tróia que lutou bravamente contra o exército de Páris. Filho de Peleu, cujo este é filho de Éaco, com a Nereida Tétis. Sua mãe o banhara ainda quando criança no rio Estige, segurando-o pelos calcanhares. Assim, esse seria o seu único ponto vulnerável. Prevendo a morte do filho, Tétis levou Aquiles aos cuidados de Deidamia, vestindo-o de mulher. Lá onde passara anos, até ser chamado por Menelau, o esposo de Helena, para lutar contra Páris na Guerra de Tróia. Aquiles foi um bravo guerreiro. Lutou destemidamente contra os guerreiros do exército de Páris. Com a princesa Deidamia teve um filho: Neoptólemo. Depois que Heitor matou Pátroclo, o grande amigo de Aquiles, este quis vingá-lo. Matou Heitor e o arrastou com seu cavalo pelos grandes muros de Tróia. Mas logo depois veio o que Tétis tanto temia: Páris acertou uma flecha sobre influência de Apolo no calcanhar de Aquiles, a única parte deste que não tinha se tornado imortal.

Orfeu

Orfeu, na mitologia grega, poeta e músico, filho da musa Calíope e de Apolo ou de Eagro, rei da Trácia. Recebeu a lira de Apolo e chegou a ser tão bom músico que não teve rival entre os mortais. É mais conhecido pelo seu desafortunado matrimônio com a ninfa Eurídice. Pouco depois da cerimônia de casamento, a noiva sofreu uma picada de cobra e morreu.

Heitor

Filho de Píramo e Hécuba, reis de Tróia, e irmão de Paris, tornou-se um grande herói na guerra de Tróia, mesmo estando contra Aquiles. É o mais calmo e justo dos filhos de Píramo. Casado com Andrômaca, com esta tem um filho, Astíanax. Durante a guerra, Heitor tornou-se o comandante do exército de Tróia. Tentara negociar várias vezes com Páris pela devolução de Helena, todas em vão. Tinha como inimigo mortal o jovem Aquiles. Ao matar Pátroclo, melhor amigo de Aquiles, veio a sua morte: Aquiles o feriu no pescoço, causando sua morte. Depois, o semideus amarrou sua vítima pelos pés em seu cavalo e correu em torno dos muros de Tróia. Mais tarde veio a vingança: Páris acertou em cheio o calcanhar de Aquiles, o único ponto vulnerável deste.

Herácles (Hércules)

Hércules Romano. Filho de Zeus e Alcmena, fora o mais famoso herói da Mitologia Grega. Zeus procurava uma humana virgem e com sangue de origem guerreira, para originar um novo semideus (assim eram chamados os heróis de origem divina). Quem poderia pensar que esta mulher seria Alcmena, a esposa de Anfitrião?! O pai desta, Eléctrion, prometera a mão de Alcmena para Anfitrião, sob condição dele respeitá-la. Com a morte de Eléctrion, cujo acusado por esta foi Anfitrião, o fez cumprir a condição proposta pelo pai de Alcmena e preservou a virgindade dela. Zeus disfarçou-se de Anfitrião, copiando sua forma física, e deposou Alcmena enquanto Anfitrião estava em uma guerra. Quando chegou da guerra, Anfitrião descobriu que Alcmena perdera a virgindade e, se não fosse pela intervenção de Zeus, que mandara uma nuvem de chuva sobre Alcmena, ela seria queimada viva em uma pira. Só depois disso Anfitrião começou a acreditar que Alcmena perdeu a virgindade e ficou grávida de um filho de Zeus. Héracles nasceu no mesmo dia que Íficlo, gêmeos de pais diferentes: Héracles sendo filho de Zeus e Íficlo de Anfitrião. Cresceram. Héracles casou-se com Mégara, filha de Creonte, rei de Tebas, e teve três filhas. Íflclo casou-se com a caçula de Creonte, repudiando Automedusa. Por causa dos ciúmes de Hera, Héracles foi atingido por uma louca fúria, matando suas filhas, sua cunhada e seus sobrinhos, salvando apenas Iolau, filho que Íficlo teve com Automedusa e Mégara, sua mulher. Para purificar-se, Héracles teria de servir ao seu primo Euristeu, Rei de Micenas, por doze anos. Euristeu, por medo que Héracles pudesse trazer-lhe alguma ameaça e até pela rejeição dele ao momento que Euristeu tentou a deitar-se com Héracles, o rei mandou que seu mais novo escravo fizesse trabalhos complicadíssimos, os quais foram chamados de Os Doze Trabalhos de Héracles. Depois destes, Zeus obrigou a Hera que livrasse seu filho das obrigações que tinha com Euristeu. Depois, se envolvera com várias mulheres como Calcíope, filha do rei da ilha de Cós; de Dejanira, irmã de Meléagro e filha de Eneu, rei de Cálidon, com quem se casou; Íole, filha de Êurito, rei da Ecália; e Ônfale, rainha de Lídia, na qual serviu de escravo. Com o final do tempo de escravidão, voltou para Ecália para rever Íole, que conheceu numa competição de arco-e-flecha organizada pelo pai da moça, cujo prêmio seria sua mão em casamento. Como Êurito não quis conceder esta condição a Héracles, este matou o rei e seus filhos, salvando apenas Íole e Ífito, o único filho homem que sobreviveu. Para purificar-se, teria de servir como escravo por três anos. Foi leiloado num leilão de escravos, perto de Delfos. Hermes escolheu Ônfale como ama do herói. Lá em Ecália ficou para erguer um altar a Zeus e pediu a Licas, servo que Ônfale concedeu a Héracles, para dirigir-se a Tráquis e pedir uma nova túnica a Dejanira, que conheceu após o seu último trabalho, no Inferno. No Inferno ele conheceu Meléagro, que pediu a ele que se casasse com sua irmã Dejanira e protegesse-a. Casaram-se e mudaram-se para Tráquis. No caminho, o centauro Nesso apareceu com uma canoa, que possibilitava a passagem do rio Eveno, no meio do caminho. Nesso levou primeiro Dejanira na canoa. Ele queria aproveitar-se dela, porém, quando Héracles estava chegando para socorre-la, Nesso deu a Dejanira uma túnica, dizendo para ela usar quando o seu marido não estivesse amando-a mais. Foi esta túnica que Dejanira levou para Héracles. Quando ele vestiu, sua pele começou a arder como fogo, e dela não saiu. Foi para Tráquis e lá pediu que construíssem uma pira e hasteassem fogo. O espírito de Héracles subiu até o Olimpo e Zeus o recebeu de braços abertos. E no Olimpo Héracles casou-se com Hebe, a deusa da juventude.

LENDAS

A ação da Natureza sobre o espírito humano fez surgir lendas, músicas, poesias...
Nas lendas e nos mitos exprime-se a índole, o caráter do povo. A crendice humana tem uma força que se traduz nas mais diversas manifestações da mente. Mesmo em pessoas de maior cultura, esses estados d'alma imperativamente se revelam. Um espelho quebrado, pisar com pé esquerdo em um lugar a que se vai pela primeira vez, ouvir uma palavra sinistra sem "isolar", são superstições que entraram de tal forma no organismo social da época, vivem tão radicadas ao meio, que seria impossível arrancá-las. O conjunto dessas lendas constitui a mitologia. A palavra mitologia designa o conjunto das invenções tradicionais e lendárias que procuram explicar certos fatos apelando para o sobrenatural.

ALGUMAS LENDAS

O Dilúvio
Zeus decidiu punir estes homens ímpios que violavam os juramentos, que não praticavam a hospitalidade e que repeliam os pedintes; Poseidon foi encarregado do castigo. O deus dos mares fere a terra com um golpe do tridente; ela estremece e a água jorra abundantemente dos mais profundos abismos. Os rios, transbordando, inundam a terra, arrebatam o trigo, as árvores, os rebanhos, os homens, e faz ruir os templos e casas. Quando um palácio resiste à impetuosidade da torrente, a água o cobre inteiramente e até as próprias torres ficam submersas sob as ondas. Já estavam a terra e o mar confundidos. Um homem busca asilo numa montanha, aquele outro se lança num barco, e rema sobre o mesmo lugar que costumava cultivar. Ele navega sobre suas messes ou sobre a aldeia inundada. Outro acha um peixe no topo de uma árvore. Se, por acaso, alguém pretende ancorar, a âncora prende-se a um prado, os barcos bóiam sobre os vinhedos; os monstros do mar repousam nos lugares que, pouco antes, pastavam as cabras; as Nereidas admiram-se ao ver, sob as ondas, bosques, cidades e casas. Os delfins habitam as florestas e sacodem as árvores com suas nadadeiras; os lobos nadam no meio das ovelhas; a onda arrasta leões e tigres; a força dos javalis e a rapidez dos cervos não os salvam do naufrágio; as aves fatigadas, após buscarem inutilmente a terra, para descansar, deixam-se cair na água; a inundação cobre as montanhas, e mergulham sob as águas os pontos mais elevados da terra.

Afrodite

Deusa do amor e da beleza. Na lenda de Homero, ela é dita como sendo a filha de Zeus e Dione, uma de suas consortes, mas na Teogonia de Hesíodo, ela é descrita como nascida da espuma do mar e, etimologicamente, seu nome quer dizer "erguida da espuma". De acordo com Homero, Afrodite é a esposa de Hefaístos, o deus das artes manuais. Seus amantes incluem Ares, deus da guerra, que posteriormente foi representado como seu marido. Era a rival de Perséfone, rainha do mundo subterrâneo, pelo o amor do belo jovem Adônis. Talvez a lenda mais famosa sobre Afrodite diga respeito à causa da Guerra de Tróia. Eris, a personificação da discórdia - a única deusa que não foi convidada ao casamento de Peleu e da ninfa Tétis - ressentida com os deuses, arremessou uma maçã dourada no corredor onde se realizava o banquete, sendo que na fruta estavam gravadas as palavras "a mais bela." Quando Zeus se recusou a julgar entre Hera, Atena, e Afrodite, as três deusas que reivindicaram a maçã, elas pediram a Páris, príncipe de Tróia, para fazer a premiação. Cada deusa ofereceu à Paris um suborno: Hera, prometeu-lhe que seria um poderoso governante; Atena, que ele alcançaria grande fama militar; e Afrodite, que ele teria a mulher humana mais linda do mundo. Páris declarou Afrodite como a mais bela e escolheu como prêmio Helena, a esposa do rei grego Menelau. O rapto de Helena por Páris foi a causa da Guerra de Tróia.

O Vôo de Ícaro

Dédalo era um habilidoso escultor. Suas obras eram adoradas e respeitadas por todos. Mas a inveja e o ciúme conduziram o artista à miséria. Banido de sua terra por ter assassinado o jovem Talo, Dédalo se aventurou pela Ática com seu filho Ícaro e foi acolhido com honras pelo rei Minos, que conquistou a sua amizade. Mais tarde, o rei o incumbiu de construir um labirinto para afastar o Minotauro (o terrível monstro metade homem e metade touro) do convívio com os demais homens. E Dédalo o fez: o labirinto era tão cheio de curvas e segredos que ele próprio teve dificuldades para sair de lá. Logo, a amizade de Minos transformou-se em tirania. Ele confinou Dédalo a uma ilha, da qual jamais poderia sair sem a sua autorização. Para escapar do rei, Dédalo começou a colecionar penas de aves diversas, imaginando uma fuga aérea. Então, colando as penas com cera, ele construiu duas asas para ele e mais duas para seu filho. E dali fugiram, alcançando rapidamente uma ilha vizinha a que os aprisionava. Exaltado com a experiência gloriosa, Ícaro continuou voando. E seu pai, da terra, o advertia para não voar alto demais, por causa dos raios do sol e nem baixo demais, para que as ondas do mar não o derrubassem. Mas Ícaro não seguiu os conselhos de Dédalo e voou alto. Então, o sol derreteu a cera que ligava as penas, fazendo com que o menino caísse em alto mar. Em poucos instantes, as ondas traziam até a ilha o corpo do menino Ícaro ao seu pai, que nada mais poderia fazer, apenas chorar.

CONCLUSÃO

A mitologia grega desenvolveu-se plenamente por volta do ano 700 a.C. Nessa data já existiam três coleções clássicas de mitos: a Teogonia, do poeta Hesíodo, e a Ilíada e a Odisséia, do poeta Homero. A Homero se atribuem os dois maiores poemas épicos da Grécia antiga, que tiveram profunda influência sobre a literatura ocidental. Além de símbolo da unidade e do espírito helênico, a Ilíada e a Odisséia são fonte de prazer estético e ensinamento moral. Já a tese que defende a autoria única baseia-se na afirmação de Aristóteles, de que a Ilíada seria uma obra da juventude de Homero, enquanto a Odisséia teria sido composta na velhice, quando o poeta decidiu redigir a segunda obra como complemento da primeira e ampliação de sua perspectiva. Ambas as obras têm características comuns absolutamente inovadoras, como a visão antropomórfica dos deuses, a confrontação entre os ideais heróicos e as fraquezas humanas e o desejo de oferecer um reflexo integrador dos ideais e valores da emergente sociedade helênica. Esses argumentos, somados à mestria técnica evidente nos dois poemas, favorecem a conclusão de que o autor da Ilíada, esse grande poeta jônico a quem os gregos chamavam Homero, foi também o autor, ou principal inspirador da Odisséia.
Ao mesmo tempo em que refletiram luminosamente a antiguidade mais remota da civilização grega, os poemas homéricos projetaram-na adiante com tamanha originalidade e riqueza que ela se faria presente nas mais diversas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente. Inúmeros poetas partiram de sua influência, inúmeros artistas se impregnaram de sua fortuna criativa, seu colorido e suas situações, que se tornaram símbolo e síntese de toda a aventura humana na Terra, a ponto de o nome de um poeta cuja existência mesma não se pode provar passar a confundir-se com a própria poesia.

PERGUNTAS

1- O que é Mitologia Grega?

É o conjunto de lendas e crenças que explicam o mundo por princípios simbólicos.

2 – Qual a principal diferença entre divindades (deuses) e heróis (semi-deuses) na Mitologia Grega?

Divindade (deuses) – eram seres imortais

Heróis (semi-deuses) – eram filhos de um deus com uma mortal ou de um mortal com uma deusa.

3 – Quais as principais características de uma divindade na Mitologia Grega?

Os deuses eram seres imortais, descritos à imagem dos homens, com suas qualidades e defeitos, as mesmas necessidades, os mesmos despeitos e invejas. Eles controlavam a natureza e a vontade do povo grego.

4 – Os gregos acreditavam que seus deuses controlavam todos os aspectos da natureza. Por isso eles foram separados em grupos de acordo com a atividade exercida. Cite essa classificação:

Eram classificados em: Divindades Primitivas, Divindades Celestes, Divindades Infernais, Divindades Aquáticas, Divindades Terrestres e Divindades dos Ventos.

5 – Aonde viviam os deuses (divindades) na Mitologia Grega? Por que? E como era esse lugar?

Ele viviam no Monte Olimpo – porque os gregos consideravam tal montanha a mais alta do mundo. – Era um lugar cheio de paz, alegria, pássaros cantando, vegetação abundante, cavalos alados e uma porção de seres vivendo em harmonia.

6- Por que os heróis (semi-deuses) eram tão venerados? E qual o herói mais conhecido e amado?

Por causa de suas brilhantes aventuras e incríveis façanhas e cada cidade cultuava a memória de um herói. – Heracles (Hércules para os romanos).

7- Na Mitologia Grega as histórias das divindades e dos heróis são contadas em lendas. O que são lendas?

É o conjunto de histórias inventadas e fantásticas que procuram explicar certos fatos apelando para o sobrenatural, é a própria mitologia.

8 – A Mitologia Grega influenciou a arte, a literatura e a civilização Ocidental, e continua influenciando com suas lendas. Quais foram os poetas mais conhecidos e os livros que escreveram sobre a Mitologia Grega?

Hesíodo – Teogonia

Homero – Ilíada e Odisséia.

BIBLIOGRAFIA

Sites:

http://www.assuncao08.hpg.ig.com.br/index.htm

http://www.mythology.hpg.ig.com.br/index.html

http://www.mitosedeuses.hpg.ig.com.br/viagens/9/index_pri_1.html

http://www.olimpohpg.hpg.ig.com.br/herois.html

. Revista Dever de Casa (Revista de apoio à pesquisa escolar)

. Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Nova Cultural

ASSUNTO: MITOLOGIA GREGA

. DIVINDADES (CARACTERÍSTICAS)

. OLIMPO (DEFINIÇÃO)

. HERÓIS

. LENDAS